239 854 220 | 222 073 850 | 218 811 800 correio@inmlcf.mj.pt     English

 

Governo de Portugal | Ministério da Justiça

 

Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico

 

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove no próximo dia 5 de novembro, a 8.ª edição do Exercício Público de âmbito nacional de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado A TERRA TREME (www.aterratreme.pt).  Este ano, a data apontada coincide com o Dia Mundial de Sensibilização para o Risco de Tsunami, efeméride instituída pela ONU.

 

 

 

O Exercício A TERRA TREME é uma das medidas integrantes da Estratégia Nacional para uma Proteção Civil Preventiva. Visa capacitar a população para saber como agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando o cidadão para o facto de viver numa sociedade de risco, e desafiando-o a envolver-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.

Atenta a situação pandémica associada à doença COVID-19, este ano o envolvimento do INMLCF no evento consistirá na participação dos seus colaboradores, a nível nacional, num inquérito que visa aferir o grau de perceção de cada um ao risco sísmico (http://www.aterratreme.pt/inquerito/). Este inquérito, anónimo e confidencial, constitui uma parte vital para a redução do risco em casa e no local de trabalho.